sábado, 6 de setembro de 2008

Um ano na China - episódio I

Olá a todos!!

Como sabem, estou de volta a Pequim. Cheguei no sábado passado...Eu bem tentei ficar mais um bocadinho em Portugal para matar saudades, aproveitar a comida da mãmã, enfim para respirar a paz da minha casa. Mas lá tive de vir. Afinal era um sonho meu de há tanto tempo...

Esta semana foi muito calma, calma de mais até. Então foi assim...No sábado cheguei ao aeroporto. Ah é verdade! Fiquei 9 horas na Finlândia: mais 4 do que normalmente tenho de esperar para fazer transbordo. Mas não foi mau de todo... os atletas paralímpicos estavam lá todos! Atletas, treinadores, guias...Foram muito simpáticos. Ainda me deram alguns autógrafos. Muita força para eles!!! Bem, e como eu ia a dizer...cheguei ao aeroporto por volta das 12h/13h e apanhei um taxi. Passei pela universidade onde estive em Julho para ir buscar umas coisas que tinha deixado com a Lucy, uma amiga chinesa que gosta muito dos portugueses, porque são sinceros! ... porque quando estão contentes, nota-se mesmo, e quando não estão em bons dias também não fazem questão disfarçar. Thank your very much, Lucy!!! Fiz a inscrição no domingo, último dia em que a podia fazer. Na segunda tratei de mais uns papéis e não fiz nada o dia inteiro. Na quarta, fiz um teste de Chinês. Na quinta, fui a uma aula...não gostei e na sexta é que comecei mesmo a sério. Bem, o que eu sei é não fiz nada a semana toda. Quer dizer, já voltei a TianAnMen, já saí umas 2 vezes à noite (a Vera não pára! obrigada pelo apoio!!), já fui a casa da nossa consulesa que está prestes a regressar a Portugal, e já li um livro em menos de 2 dias! É que além de ter de recuperar da viagem e de lutar contra o jet lag, ainda tive de me habituar a dormir com o sol de manhã, porque as janelas não têm senão um cortinadozico verde claro. Como os chineses gostam deste verde-hospital! A partir das 5h e pouco...pronto, já não dormia nada. Mas depois uma noitada ajudou-me a adaptar às horas chinesas...e as aulinhas, claro que também vão ajudar. Todos os dias às 8h30 já tenho de estar na sala. Mais cusquices: estou num quarto duplo, com uma rapariga da Giorgia (e uns bichinhos nojentos a passear por lá e que parecem imunes a 3 tipos diferentes de insecticidas!!!já não sei o que hei-de fazer. É que realmente as noções de higiene são muito diferentes aqui na China...o que significa dizer que o chão da casa de banho tem uma cor acastanhada e a limpeza do quarto é igual a passar uma esgrefona toda suja no meio do quarto. E ao segundo dia tive de comprar 3 folhas de papel colorido para pôr na parede, assim digamos... pouco branca), já fiz amigos da Ucrânia, da Giorgia, da Itália, PALOP...quanto aos portugueses, somos, ao que parece, cerca de 10 estudantes na BLCU (Beijing Language Culture University), mas deve haver mais uns tantos espalhados por Pequim.
Para quem estiver preocupado com a minha saúde...sobretudo do estômago, está tudo bem! Tenho ido mais à cantina, onde escolho a comida menos picante para acompanhar um grande paralelipípedo de arroz branco. Coca-colas e chocolates ainda só bebi e comi um de cada. Tenho comido fruta todos os dias...Dentro do campus, temos tudo de que precisamos, felizmente! Até cerveja de pressão! Sim, e ringues de basket e muito espaço para correr, mas a minha preguiça ainda não me deixou tirar as sapatihas do armário. Fica a promessa que há-de ser para bem breve.

Deixo o convite para virem até Pequim. A minha morada é: Patrícia Santos da Conceição, Xue Yuan Lu 15 hao - 304, Xue Sheng Su She Lou 9, Haidian District, 100083 Beijing, China. Fico à espera!

Um abraço muito grande para todos os que têm acompanhado o meu blog, em especial para a turma de Julho, que consigam encontrar um data conveniente a todos para se juntarem!

Bjs. Pat

2 comentários:

Miriam disse...

Patricia!...nem imaginas com qta saudade e melancolia vejo e leio o teu blog...apesar de tudo (higiene inexistente,profissionalismo inexistente,confusao mais que existente!) esse pais do meio deixa mtas saudades...continua a escrever porque assim vivemos um bocadinho mais do que é a china..e perpetuamos um bocadinho mais a nossa estadia aí!! oh... que saudades... espero ir visitar-te, espero mesmo! mas enquanto nao surge a oportunidade, vivemos com as migalhinhas da tua/nossa outrora experiencia... :) estuda mto, n te deixes enganar pelos chinocas e viaja! aproveita ao máximo esse longo ano... e dá noticias!! beijinhos graaanndes, um abraço apertado e saudoso....

João 23 disse...

Eh ... Eu bem que te disse que não iria demorar teu séjour ai na China!! Vc é muito capaz ... sempre!! Espero que possa se acostumar bem à essa nova vida. Que consiga ser tão feliz e manter o sorriso tão aberto como quando ainda dizia ter vontade de, em alguma época de sua vida, viver e estudar na China! Deve, realmente, ser uma experiência incrivel. Mais do que passar seis meses na França ... Ai, vc vai descobrir um mundo novo ... curioso, crescente, misterioso, cabuloso, envolvente ... Seja como for, seja FELIZ!!!
...
Grande beijo do teu amigo João!!
Ele te espera no Brasil! Ok?
...
Ah ... assim que entrar em definitivo pelos portões da ONU ... me dê um aviso ou me mande um convite!! Gostarei de conhecer seu local de trabalho!! Hehe!!
...
Fique com Deus!!
Até mais!!
F
U
I