domingo, 14 de setembro de 2008

Precisam-se professores de nível básico de organização - URGENTE!


Na terça-feira fui até ao Estádio Nacional, o famoso Ninho de Pássaro. Não foi por muito tempo, mas foi extraordinário. Deu para sentir uns arrepios quando entrámos nas bancadas e nos vimos no meio daquela massa. Sobretudo quando sentimos o quão perto estávamos da chama olímpica! O mais assustador foi a vibração daquela gente toda de pé a cantar o hino da República Popular da China. Eles são mesmo muitos! E a verdade é que estão muito bem habituados a viver entre a multidão. Isto não significa que sejam organizados. A verdade é que eu tinha uma entrada para o terceiro piso, mas só me deixavam ir para o quinto. (Ah, porque ao que parece já não há lugares no piso 3. - Mas o meu lugar é no 3º piso. Olhe aqui o bilhete!!)...não há cá lugares marcados para ninguém. (mais um ensinamento...esta palavra faz-me lembrar Confúcio...) Ou seja, arranje-se quem puder e andamos meia hora à procura de lugares vagos em vez dos dois minutos que seria se cada um olhasse para o seu bilhete!
E depois a saída...muito curiosa também. Depois de sair de um estádio daquele tamanho com não sei quantas portas (vá-se lá saber para quê, não é verdade...nem estamos a falar de um estádio com capacidade para mais de 70 mil espectadores!), temos de sair do recinto por uma única saída que chega a atingir os mínimos de 2 metros de largura!! Claro que isto tem uma lógica, é óbvio...mas chamem lá um chinês para ma explicar, que eu nã tô a ver bem!
Para completar, ficámos uma hora a tentar apanhar um táxi, porque simplesmente (e até agora)incomprensivelmente não paravam!! Só havia um moço a pedir-nos uma exurbitância para nos trazer a casa. Fica aqui um aviso para quem está a pensar visitar-me (hihihi): só entrem em táxis licenciados, isto é, uns que têm uma faixa amarela à volta e um taxímetro no interior. Todos os outros podem cobrar-vos umas dez vezes mais o preço normal. Felizmente, houve um tuga que se lembrou de nos telefonar e que teve a belíssima ideia de nos vir trazer um táxi!! Mesmo sem óculos e sem saber falar Chinês!!! Obrigada Amílcar!! Aproveito para deixar um abraço bem bem bem grande para a Missão portuguesa dos paralímpicos!!
Ah, e claro! Um abraço também paras as fuyuanas (Fuyuan = empregada) da universidade de Línguas Estrangeiras (onde estive em Julho), que não só me fizeram o favor de guardar uma mala durante um mês, como dedicaram parte dos seus TÃO atarefados dias de Agosto a decifrar o código da mala, que afinal nem era minha, mas sim da Jenny...e portanto, eu não sabia o código. Foi um gesto que admirei profundamente e que mais não fez que aumentar o respeito que tinha por estas gentis senhoras. Bem hajam!
Pat

2 comentários:

Íris disse...

Olá grande maluka!!!

Bem, bem te fartaste de falar da china e do teu adorado chinês k nao me espantei kd me disseste k ías pa china estudar durante um ano.
Acho k fazes muito bem, era mesmo o teu sonho e eu acho k tbm o teu destino.
Desejo-te as maiores felicidades e k nao te eskeças de ir postando aki umas fotos para nós nos lembrarmos do teu belo rosto e nao ficares perdida na nossa memória durante este anito.
Uma grande beijoka da tua AMIGA Ágata e obrigada por todo o teu apoio, mesmo aí no país do meio do planeta, que fica do outro lado deste nosso Portugal.
Um beijo enorme, fica bem e passa o melhor tempo da tua vida!!!.
Ágata

Chen Yuzhou disse...

Shanboli,
Um grande abraço com muita saudade em nome de todos da 'Equipa Beiwai' de Julho! Aprende muito e diverte-te mais ainda!
do ex-头儿 Jorge
Avisa quando vieres a Portugal que faremos o 2º (se calhar ainda o 1º) encontro...