sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Pequim, 15h20

Estou numa sala de aula a estudar. Estão também seis alunos chineses: cinco raparigas, todas seguidinhas do lado da janela, e um rapaz nas mesas do meio. De quando em vez levanto a cabeça para descansar o caderno e lá encontro um a dormir. Dormir - estudar - dormir - estudar. Jantar às 17h. Dormir - estudar - dormir... De repente entra uma rapariga vestido com o uniforme de casaco cor-de-rosa, calças pretas e o que eu chamo de sapatos-pantufas. Vem arrastando um balde que deixa à entrada da sala e traz um pano molhado para limpar as mesas. Nenhum deles parece considerar levantar-se para a deixar fazer o seu trabalho. Ela também não diz nada. Limpa duas mesas, volta ao balde para ir buscar a esfergona, molhada naquela água sem cheiro, sem perfume, sem sinais de desinfectante, limpa o chão atrás da secretária do professor, passa também no estrado em frente ao quadro, ajusta o quadro e sai. Fecha a porta com cuidado, como se não quisesse incomodar mais e vai. Simplesmente vai, provavelmente contente por não ter de limpar pela ésima vez esta sala. A sala continua silenciosa. Só lêem ou mal se mexem para escrever. Acho que nem sozinha faço tão pouco barulho.
Na noite de Natal fui ao Mac Donald's às duas da manhã. Não estava vazio, mas cheio. Todos os lugares ocupados por estudantes, as mesas cheias de livros e não de sanduiches. Mas quando é que eles dormem, se têm aulas às 8h, meia hora mais cedo que os estrangeirecos que vêm aprender chinês num ano o que os chineses aprendem doutras línguas em 3 meses?! E têm aulas à tarde. E nós não. E estudam antes, entre e depois das aulas. E sabem. Não é só o estar em casa concerteza.
As "braçadeiras", umas meias-mangas que usam para proteger os punhos da sujidade, vendem-se muito. Não são só aqueles que trabalham na cantina que as usam. Estão em quase todas as mochilas.

3 comentários:

Unknown disse...

Querida, quero desejar-te um bom ano 2009 e continuação de uma boa estadia por terras asiáticas. Muito Obrigada pelo postal. És um amor. Por favor diverte-te.
Rafala

Meggy disse...

Olá Patrícia,
Bonne Nouvelle Année (occidentale), pleine de paix, amour, santé, amitié, bonheur, joie... et beaucoup de bonnes choses.
Je t'embrasse très fort,
Bisou, Margarida

Íris disse...

Olá amiga

Ao ler este teu texo pensava que estava a ler um daqueles escritores ocidentais que descrevem ao pormenor as coisas, o tempo, os outros. Adorei, simplesmente adorei!!!

Não sei o que te leva a descrever esse povo tão....diferente de nós, conheço o teu fascínio pela China..talvez é essa paixão pelo oriente que te leva a ver o comportamento tão linear, tão igual, tão diferente dessas pessoas que a mim e à outra metade do mundo não dizem nada.

Podes continuar assim, pois assim és a Pat que eu conehci e que me deu muita força aqui em Portugal..vá lá este país tem coisas boas.
Tou com saudades tuas.
Beijo grande e mts saudades cá da tua amiga

Ágata