quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vésperas de Ano Novo Chinês...

Hoje acordei às 10h20. Tomei banho, verifiquei os emails, experimentei o meu chapéu novo, que decidi usar, pus o mapa e o guia na carteira, saí para almoçar na cantina. Abre às 11h. Às 11h30 costuma estar cheia, todos ao monte em frente das vitrinas marteladas pelos dedos que apontam a comida desejada. Mas hoje, apenas umas dez pessoas, talvez... Os doces já não são respostos e a variedade de "tsais" (prato) deve estar na metade. Hoje, até se ouvia a televisão! Depois de comer dei uma olhadela no mapa e escolhi umas opções de destino. Mas logo se vê... Fui andando até ao metro. O tempo está frio, nublado, não vai dar para fazer boas fotografias. Pelas horas, é melhor não ir ao templo que pensava ir. Vou a um mercado de velharias que está aberto até às 18h. Desconto sempre uma hora para o metro. Com mudança aqui, mudança ali... Afinal só fiz uma mudança, mas fui até à última estação daquela linha. Depois, apanhei um autocarro até uma paragem com o nome do mercado e andei um pouco a pé...Pelo mapa, deve ser para ali. Lá estava o mercado. Mas muitas bancas fechadas...quase todas. Os enfeites vermelhos aquecem um bocado. Dei uma volta, tirei umas fotos, comprei uma manta e saí. Mesmo ali ao lado estava uma paragem. Só passavam 2 ou 3 autocarros. Escolhi um e apanhei. Fui até perto de Tian An Men, passei por Liulichang. Bicicletas, carrinhos, senhoras carregam petiscos, presentes talvez, mais enfeites vermelhos...os tais famosos recortes em papel vermelho...Por todo o lado estão montadas barracas também vermelhas a vender os explosivos revestidos da mesma cor. Até os casacos das senhoras, algumas, são vermelhos! Saí em Hepingmen, onde avistei Qianmen ("porta da frente"), e andei a pé para norte, depois passando por um hutong até TianAnMen. Nesse hutong, uma chinesa cumprimentou-me e perguntou-me se ia para a praça TianAnMen. Fomos juntas até lá, tirou-me umas fotos com a Cidade Proibida atrás...o mesmo é dizer com MaoTseDong atrás, e depois ficou por lá. Pensava que ia encontrar a praça cheia de gente e toda enfeitada, mas nem por isso...muitos polícias, sim. Que olhavam para mim e para a chinesa até passarmos por eles. A entrada na praça estava controlada. Ainda não percebi porquê, enquanto revistavam a rapariga, a mim, deixaram-me entrar sem problema nenhum. Nem ela entendeu... Dei uma volta a TianAnMen, passei pela QianMen e apanhei um autocarro para voltar para casa. Mudei em XiDan, uma rua conhecida para fazer compras, sobretudo de marcas caras...e onde, portanto, não tinha voltado desde Julho... Mas foi bom passar lá, para recordar a confusão. Carros de todos os lados, intercalados com peões a tentar atravessar a estrada, encimados por pontes carregadas de gente, entalados por grandes prédios coloridos, chamativos, ou se quiserem visualmente poluentes. Já não me faz dor de cabeça, como aquelas que também tinha depois de estar 10 minutos a fazer compras. Demorei um bom bocado a voltar a casa, mas deu para me sentir em Pequim.

Sem comentários: